Guilherme Travassos: A falsa polêmica dos atos contra Bolsonaro

Os atos “contra” o Bolsonaro no dia 12 de setembro foram na verdade um grito dos neoliberais por um lugar ao Sol. Enquanto o Governo Bolsonaro estava bem, aplicando contrarreformas, com a Câmara nas mãos e brincando de ameaças à combalida democracia burguesa, estava tudo certo, era um mal necessário. Não por acaso todos os…

Bilionários na China (a resposta de Xi Jinping a Fidel)

Elias Jabbour (Professor dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Econômicas (PPGCE) e em Relações Internacionais (PPGRI) da UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro)   Honestamente nunca tive problemas em observar a existência de uma classe de bilionários na China. São produto de uma escolha estratégica chinesa na metade da década de 1990…

Stalin e a Natureza

Nicolas Farias (Estudante do Curso Técnico em Meio Ambiente da ETEC Getúlio Vargas) O texto que se segue faz parte dos meus estudos sobre a questão ambiental, em particular como ela foi abordada dentro das experiências socialistas, nesse caso a ex-União Soviética durante as décadas de 30 e 40. Alguns teóricos marxistas preocupados com o…

Renda Básica Universal: mais uma ludibriação burguesa

José Tiago R. Castro Militante da Organização A Marighella – CPR (Coluna São Paulo), profissional de TI, entusiasta de software livre e músico Há atualmente um debate na sociedade brasileira, em ambos os lados do espectro político, sobre a possibilidade e viabilidade de uma Renda Básica Universal (RBU), ou “Renda Mínima” nas palavras do petista…

O PONTO 5G E A FAKE NEWS ANTICHINA

Giuliano M. Abbagliato Estudante de Letras (Português/Italiano) na UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), militante da Organização A Marighella – CPR (Célula UERJ) e da Ação Libertadora Estudantil (ALE)   É impossível começar a falar da influência imperialista na internet sem antes abordar, mesmo que de forma brevíssima, sobre o seu surgimento. Embora…

A soberania chinesa e a questão de Xinjiang

Artigo de Diego Pautasso (doutor e mestre em Ciência Política e graduado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)). Fonte do artigo: https://bonifacio.net.br/a-soberania-chinesa-e-a-questao-de-xinjiang/ Foto em destaque é de uma Mesquita em Urumqi, capital de Xinjiang, China. A China é um Estado com uma série de particularidades históricas, geográficas e demográficas cruciais…