Voz Trabalhadora: a situação dos superexplorados por aplicativos

Por Paulo Ogenom, militante da Organização A Marighella – CPR e trabalhador de aplicativo.   Para quem trabalha com aplicativos de tele-entrega: a Glovo que até pouco tempo anunciava que iria expandir para entregas de bicicleta, não resistiu à guerra comercial entre os grandes aplicativos do setor. A cada dia está mais acirrada essa guerra,…

Entenda como funcionam as eleições na República Democrática Popular da Coreia (RDPC)

Por Centro de Estudos da Política Songun – Brasil (https://cepsongunbr.wordpress.com/2019/03/09/entenda-como-funcionam-as-eleicoes-na-coreia-do-norte)    As eleições na democracia popular da Coreia do Juche Na República Popular Democrática da Coreia, orientada pela Constituição Socialista de 1972, imbuída da Ideia Juche, as eleições são a máxima expressão do poder de seus cidadãos na sociedade onde exercem o papel de verdadeiros…

Alexandra Kollontai: O Comunismo e a Família

A mulher já não depende do homem Se manterá a família em um Estado comunista? Persistirá na mesma forma atual? São estas questões que atormentam, nesse momento, à mulher trabalhadora e a seus companheiros, os homens. Não devemos achar estranho que nesses últimos tempos este problema perturbe a mente das mulheres trabalhadoras. A vida muda…

Revista Problemas: O Partido Comunista – Vanguarda da Classe Operária (Stalin)

Este breve texto do camarada Stalin foi publicado pela primeira vez no Brasil em agosto de 1947 pela Revista Problemas, lançada justamente nesta publicação de 1947, ora uma revista mensal de cultura política dirigida pelo antigo PCB (Partido Comunista do Brasil), e à época com a edição-chefe do Comandante Carlos Marighella.   O Partido tem…

As referências históricas do enredo da Mangueira (2019)

Por Rodrigo Oliveira (militante da Organização A Marighella – CPR/Coluna do Rio de Janeiro, apaixonado por samba e pelo Vasco da Gama)   Diante de tudo que vem ocorrendo, principalmente da onda anti-intelectual e de um grotesco revisionismo e negacionismo histórico, resolvi expor algumas figuras presentes no enredo da Mangueira. Figuras já distanciadas da historiografia…

As 5 diferenças entre o sistema soviético de aposentadoria (até a morte de Stalin) e o sistema capitalista de abandono dos idosos

O sistema de pensões Soviético foi uma das maiores conquistas do socialismo, trabalhadores soviéticos sabiam que iriam receber apoio econômico do Estado socialista na velhice. eles também sabiam que, quanto maior o poder econômico da URSS, maior seriam suas pensões.  Além de pensões de velhice, havia um número de pensões de invalidez, veteranos de guerra…

Lenin: O oportunismo e a falência da II Internacional (1916)

Antes de tudo, cabe explicar que este texto de Lenin foi uma resposta ao nefasto apoio para I Guerra Mundial, um conflito abertamente imperialista, por parte da maioria dos partidos-membros da II Internacional, então Internacional Socialista. Ao cuidar da questão da “pátria”, Lenin faz uma fundamental crítica ao social-chauvinismo, um comportamento oportunista de adesão cega…

Elias Jabbour: De Tiananmen a Caracas (a ladainha da democracia como valor universal)

Por Elias Jabbour Vem de muito tempo o histórico de intervenções de todo tipo do imperialismo pelo mundo. Desde intervenções armadas abertas até pequenos boicotes econômicos. A supremacia do dólar e a planificação da ação do Federal Reserve pelo mundo amplia sobremaneira o raio de ação dos EUA nos quatro cantos do planeta, sobretudo a partir…

Allan Nacif, do Portal Disparada, dispara: Bye Bye Embraer

Bye Bye Embraer Por Allan Nacif, do Portal Disparada (https://portaldisparada.com.br/economia-e-subdesenvolvimento/bye-bye-embraer/)     O ano de 2019 se inicia com uma notícia trágica para todos que anseiam por um projeto nacional de desenvolvimento. A nossa principal indústria desenvolvedora e exportadora de alta tecnologia, a Embraer, está sendo vendida para a norte-americana Boeing. Ao contrário dos eufemismos que…

OS QUATRO GRAVES ERROS DO POSSÍVEL ACERTO (OU O QUINTO ERRO) NO APOIO A RODRIGO MAIA, OU O PORQUÊ A REALPOLITIK DEVE SER DIDATIZADA

Por João Herminio e Gustavo Ferreira Antes de qualquer coisa, é preciso automatizar uma premissa em toda reflexão atualizada sobre a conjuntura nacional: nós perdemos as eleições. O campo progressista foi profundamente derrotado. Nós estamos na lona, ou para bom entendimento brasileiro, nós sofremos uma goleada. Com tal admissão mentalizada, tudo fica mais fácil de…

CCCVT - Centro Cultural Camarada Velho Toledo