Allan Nacif, do Portal Disparada, dispara: Bye Bye Embraer

Bye Bye Embraer Por Allan Nacif, do Portal Disparada (https://portaldisparada.com.br/economia-e-subdesenvolvimento/bye-bye-embraer/)     O ano de 2019 se inicia com uma notícia trágica para todos que anseiam por um projeto nacional de desenvolvimento. A nossa principal indústria desenvolvedora e exportadora de alta tecnologia, a Embraer, está sendo vendida para a norte-americana Boeing. Ao contrário dos eufemismos que…

OS QUATRO GRAVES ERROS DO POSSÍVEL ACERTO (OU O QUINTO ERRO) NO APOIO A RODRIGO MAIA, OU O PORQUÊ A REALPOLITIK DEVE SER DIDATIZADA

Por João Herminio e Gustavo Ferreira Antes de qualquer coisa, é preciso automatizar uma premissa em toda reflexão atualizada sobre a conjuntura nacional: nós perdemos as eleições. O campo progressista foi profundamente derrotado. Nós estamos na lona, ou para bom entendimento brasileiro, nós sofremos uma goleada. Com tal admissão mentalizada, tudo fica mais fácil de…

Entenda porque ser solidário à Cesare Battisti é um dever humanista

Muito além de uma natural posição de qualquer comunista de verdade, a solidariedade à Cesare Battisti é um dever humanista.  Depois de quase 40 (quarenta) anos de perseguição do judiciário italiano, numa flagrante Lawfare (“Guerra Jurídica”); depois de ser condenado à revelia em todos os casos e sem qualquer defesa advocatícia; depois de ter sido condenado somente por…

Luiz Roque: Cadê o Steve Bannon da esquerda?

Por Luiz Roque Miranda Cardia (texto extraído de https://portaldisparada.com.br/politica-e-poder/steve-bannon-esquerda-populismo/)   Steve Bannon é de direita. Donald Trump é de direita. O governo dos Estados Unidos continua sendo imperialista, violento e destruidor. Trump promove políticas reacionárias, racistas, xenófobas e etc. A extrema-direita norte-americana, como o que resta da Ku Klux Klan, foi protagonista da eleição do atual…

JH: A anacrônica superdosagem bolivariana, a relação Brasil-Venezuela e o papel da esquerda

Por João Herminio   Durante os governos petistas, a relação de solidariedade com o povo venezuelano era delegada para forças políticas e lideranças de menor impacto. Os governos eram imensamente econômicos em suas manifestações acerca do tema, produziam algo simplificado, republicano e calculado friamente em nossa Constituição: respeito à autodeterminação dos povos e fomento a…

Mao Tsé-Tung: discurso de proclamação da República Popular da China

Por ocasião da comemoração dos 125 anos do natalício de Mao Tsé-Tung, então nascido em 26 de dezembro de 1893 na vila de Shao Shan, província chinesa de Hunam, o Centro Cultural Camarada Velho Toledo disponibiliza o histórico texto do discurso de proclamação da República Popular da China, declarada em 1º de outubro de 1949, após…

Debate: o socialismo chinês e o mito do fim da história

Na justa perspectiva de fomentar o importante debate sobre os rumos da China e a questão geopolítica, assim como a inserção do Brasil nesse cenário, bem como a fundamental análise dos caminhos e descaminhos da luta pelo socialismo, o Centro Cultural Camarada Velho Toledo (CCCVT) publica interessante artigo do francês Bruno Guigue, então traduzido por Gabriel Deslandes…

RSS
Follow by Email
Facebook
Google+
https://cccvt.amarighella.org/artigos-e-documentos-historicos-clovis-moura-em-cem-anos-de-abolicao-do-escravismo-no-brasil">
Twitter