Por ocasião da comemoração dos 127 anos do natalício de Mao Tsé-Tung, então nascido em 26 de dezembro de 1893 na vila de Shao Shan, província chinesa de Hunam, o Centro Cultural Camarada Velho Toledo disponibiliza o histórico texto do discurso de proclamação da República Popular da China, declarada em 1º de outubro de 1949, após mais de duas décadas da “Grande Marcha” conduzida por Mao, eterno fundador e líder do Partido Comunista da China.
A China atual, socialista, anti-imperialista, próspera e soberana é resultado da continuidade do processo revolucionário de Mao Tsé-Tung e Deng Xiaoping, que hoje é liderado por Xi Jinping. Sem a capacidade da aplicação concreta do marxismo-leninismo, sem a percepção real do método materialista, histórico e dialético, certamente o povo chinês já teria experimentado a volta de um passado de submissão ao imperialismo e de mazelas sociais.
Não compreender a China como um todo complexo é recair em frasismos esquerdistas, anacronismos dogmáticos ou em leituras oportunistas de direita. Além disso, é preciso sempre recordar que mesmo servindo de inspiração pela gloriosa revolução, a China jamais servirá de modelo ao Brasil. Tal qual o Socialismo Chinês é obra das massas chinesas e aplicado à realidade chinesa, no Brasil há de ser popular e absolutamente brasileiro.
Segue o histórico discurso de proclamação da República Popular da China.
Discurso de proclamação da República Popular da China
O povo de toda a China esteve mergulhado em amargos sofrimento e atribulações desde que o reacionário governo de Chiang Kai-shek e seuKuomintang traiu a pátria, em conluio com os imperialistas, tendo-se lançado na guerra contrarrevolucionária.
Felizmente o nosso Exército de Libertação Popular, apoiado por toda a nação, tem lutado heroicamente e abnegadamente para defender a soberania territorial de nossa pátria, para proteger a vida e os pertences das pessoas, para aliviar o povo de seu sofrimento e lutar por seus direitos, tendo finalmente acabado com as tropas reacionárias e derrubado a ordem reacionária do governo Nacionalista.
Agora, a Guerra de Libertação Popular está praticamente ganha, e a maioria da população no país está livre. Sob tal fundamento, a primeira sessão da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês, composta por delegados de todos os partidos democráticos e de organizações populares da China, pelo Exército de Libertação Popular, as diversas regiões e nacionalidades do país, além dos patriotas chineses no exterior e outros elementos, foi convocada.
Representando o desejo de toda a nação, [esta sessão da conferência] promulgou a Lei Orgânica do Governo Popular Central da República Popular da China, elegeu Mao Zedong presidente do Governo Popular Central, e Zhu De, Liu Shaoqi, Song Qingling, Li Jishen, Zhang Lan, e Gao Gang como vice-presidentes [do Governo Popular Central], e Chen Yi, Ele Long, Li Lisan, Lin Boqu, Jianying Ye, Ele Xiangning, Lin Biao, Peng, Liu Bocheng , Wu Yuzhang, Xu Xiangqian, Peng Zhen, Bo Yibo, Nie Rongzhen, Zhou Enlai, Dong Biwu, Seypidin, Rao Shushi, Tan Kah-kee [Chen Jiageng], Luo Ronghuan, Deng Zihui, Ulanhu, Xu Deli, Cai Chang, Liu Geping, Ma Yinchu, Chen Yun, Kang Sheng, Lin Feng, Ma Xulun, Guo Moruo, Zhang Yunyi, Deng Xiaoping, Gao Chongmin, Shen Junru, Shen Yanbing, Chen Shutong, Szeto Mei-tong [Meitang Situ], Li Xijiu , Huang Yanpei, Cai Tingkai, Xi Zhongxun, Peng Zemin, Zhang Zhizhong, Fu Zuoyi, Li Zhuchen, Li Zhangda, Zhang Nanxian, Liu Yazi, Zhang Dongsun, e Yun Long como membros do conselho para formar o Conselho do Governo Popular Central, proclamou a fundação da República Popular da China e escolheu Beijing como a capital da República Popular da China.
O Conselho do Governo Popular Central da República Popular da China tomou posse hoje na capital e por unanimidade tomou as seguintes decisões:
- proclamar o estabelecimento do Governo Popular Central da República Popular da China;
- adotar o Programa Comum da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês como a política de governo;
- eleger Lin Boqu entre os membros do conselho como secretário-geral do Conselho do Governo Popular Central;
- apontar Zhou Enlai como presidente do Conselho Administrativo Governamental do Governo Popular Central e ministro simultaneamente ministro das Relações Exteriores, Mao Tsé-tung como presidente da Comissão Militar Revolucionária Popular do Governo Popular Central, Zhu De como comandante-em-chefe do Exército de Libertação Popular; Shen Junru como presidente da Corte Popular Suprema do Governo Popular Central, e Ronghuan Luo como procurador geral da Suprema Procuradoria Popular do Governo Popular Central; e encarregá-los da tarefa da rápida formação dos vários órgãos do governo para a realização do trabalho governamental.
Ao mesmo tempo, o Conselho do Governo Popular Central decidiu declarar aos governos de todos os outros países que este governo é o único governo legal que representa todo o povo da República Popular da China.
Este governo está disposto a estabelecer relações diplomáticas com qualquer governo estrangeiro que esteja disposto a observar os princípios de igualdade, benefício mútuo e respeito mútuo à integridade territorial e à soberania.
Mao Zedong
Presidente
Governo Popular Central
A República Popular da China